Movimento Grito da Terra reúne milhares em Brasília

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

  • Wilson Dias/Agência Brasil

    Integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) se reúnem em Brasília para reivindicar melhores condições de vida e de trabalho na 16ª edição do Grito da Terra

    Integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) se reúnem em Brasília para reivindicar melhores condições de vida e de trabalho na 16ª edição do Grito da Terra

Milhares de trabalhadores rurais se reúnem em frente à Catedral de Brasília nesta quarta-feira (12) para iniciar ato que deve durar todo o dia para reivindicar melhores condições de vida e trabalho da categoria. Segundo o Movimento Grito da Terra cerca de 20 milhões entre assentados e assalariados são afetados atualmente. 

O grupo reivindica a ampliação do orçamento do plano anual de safra de R$ 16 bilhões para R$ 20 bilhões, pleiteiam mais acesso a financiamentos e garantia de preços mínimos, além da agilidade no processo de reforma agrária.

Organizado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura), a marcha passará pelo Ministério do Desenvolvimento Social pela manhã. À tarde, a manifestação será em frente do Ministério do Trabalho. Dali, eles caminharão até o Congresso Nacional.

Um esquema de tráfego foi planejado pela Polícia Militar que, por menos de uma hora, irá interditar três faixas da esquerda do Eixo Monumental, no sentido Congresso, para que os manifestantes caminhem em segurança.

Parte do grupo segue em comitiva até o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória do governo federal, onde entregam um documento 223 itens de reivindicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, o ato pede ainda pela atualização dos índices de produtividade agrícola e o reforço no orçamento do Incra para obtenção de terra e para melhoria dos assentamentos rurais.

A PM estima que já há concentração de cerca de 2.500 pessoas na Esplanada dos Ministérios, enquanto o movimento calcula os presentes em aproximadamente 5.000.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos