FHC assina abaixo-assinado pelo projeto Ficha Limpa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assinou na tarde desta segunda-feira (17) um abaixo-assinado favorável ao projeto Ficha Limpa, segundo informações do deputado federal Ivan Valente (PSOL).

Como Valente postou em texto e fotos em sua página na internet, o tucano aderiu à campanha quando se dirigia a uma atividade na Bolsa de Valores. Até a publicação desta nota, o ex-presidente não havia sido encontrado para comentar a notícia.

Membros do PSOL seguem nas ruas coletando assinaturas da população em defesa da votação imediata no Ficha Limpa no Senado. Nesta segunda-feira (17/05), Valente esteve no centro de São Paulo, na esquina da rua do Comércio com a rua XV de Novembro.

Andamento
O relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acredita que será possível aprovar o projeto na comissão nesta quarta-feira e enviá-lo para o plenário do Senado no mesmo dia.

"Votar no plenário é outra história. Aí, vai depender de acordo em torno da retirada da urgência dos projetos do pré-sal, mas confio em que isso será resolvido até lá", disse Demóstenes nesta segunda-feira (17), em entrevista à Agência Senado.

O senador confirmou também que não vai mexer no texto que veio da Câmara dos Deputados, a fim de aprovar logo o projeto, para que entre em vigor já para as eleições de outubro deste ano.

"É uma expectativa de toda a sociedade. Claro que o texto não é perfeito, mas podemos aprimorar depois a lei. O importante é que já tenhamos uma lei sobre o assunto já nesta eleição", afirmou.

O projeto Ficha Limpa (PLC 58/10 - complementar) foi aprovado pela Câmara na semana passada. Pelo texto, ficarão impedidos de se candidatar políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos