Polícia Legislativa ouve supostas "funcionárias fantasmas" de senador

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

A Polícia do Senado chamou nesta quinta-feira (20) as irmãs Kelly e Kelriany Nascimento da Silva para prestar depoimento sobre a denúncia do suposto esquema de contratação de ambas como funcionárias “fantasmas” no gabinete do senador Efraim Morais (DEM-PB).

As jovens afirmam ter recebido uma oferta de R$ 100 por mês para autorizar a abertura de contas bancárias no nome delas. O acordo teria sido feito por Kátia Bicalho, irmã de Mônica da Conceição Bicalho, assessora jurídica de Efraim por sete anos.

As irmãs denunciaram a fraude na 13ª DP de Sobradinho, cidade-satélite do Distrito Federal, após Kelriany tentar abrir uma conta bancária e descobrir que tinha dívidas e que constava como funcionária do Senado, com salário de R$ 3.800.

“Temos que apurar o estelionato em tese que foi aplicado”, disse o corregedor da Casa, Romeu Tuma (PTB-SP).

De acordo com o diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo de Araújo, ainda não está confirmada se haverá acareação entre as irmãs e a ex-funcionária. Caso seja confirmada a participação de Efraim no esquema, a investigação passará para o comando da Corregedoria da Casa.

Ontem, o senador anunciou que as três funcionárias haviam sido exoneradas na última terça-feira (18). No mesmo dia, Mônica disse em nota que o parlamentar não tinha “conhecimento” da irregularidade. Segundo ela, as jovens prestavam serviços para seu escritório particular e suas denúncias teriam motivações pessoais.
Há cerca de dois anos, Efraim Morais foi obrigado a demitir parentes de seu gabinete após decisão do Supremo Tribunal Federal contrária aos casos de nepotismo. O senador havia contratado, pelo menos, seis sobrinhos para trabalhar em seus escritórios em Brasília e João Pessoa (PB).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos