Lula inaugura TV estatal internacional para "mostrar o Brasil como ele é"

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (24) o canal internacional da TV Brasil, cujo sinal estará disponível, a partir de hoje, para 49 países africanos, atingindo cerca de 559 milhões de pessoas.

“Não queria uma TV para falar bem do Lula. Eu queria uma TV para falar bem do país (...) que possa mostrar o país como ele é, (...) que não seja chapa branca nem oposição a priori”, afimou o presidente em tom de rebate às críticas que recebeu ao criar a televisão pública estatal.

O presidente avaliou que a empresa pública pode e tem qualidade tão boa quanto as privadas e que deseja que as imagens vistas do país pelo público estrangeiro saiam dos clichês e mostrem a realidade brasileira de forma mais completa.

O canal em língua portuguesa será ajustado no fuso horário de Angola (4 horas na frente do horário de Brasília). A entrada da programação no continente africano se deve ao contrato com a operadora Multichoice, maior operadora de TV por assinatura regional. E o satélite usado para a transmissão é o mesmo utilizado pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) desde 2003.

A TV Brasil pretende, ainda sem data definida, retransmitir sua programação para os Estados Unidos, América Latina e Europa. Os custos dessa operação não foram divulgados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos