Movimentos protestam em SP para exigir uso dos recursos do pré-sal em políticas sociais

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Dezenas de integrantes de movimentos sociais reunidos na Central de Movimentos Populares (CMP) fizeram na manhã desta segunda-feira (31) uma manifestação no centro de São Paulo para exigir que o governo federal direcione os recursos provenientes da exploração do pré-sal para políticas de caráter social.

Munidos de faixas e cartazes vermelhos, os manifestantes iniciaram o ato em frente ao Teatro Municipal e caminharam até a quadra dos bancários, também no centro, onde nesse momento se reúnem em uma assembleia nacional dos movimentos sociais.

Além de exigir que os recursos do pré-sal sejam utilizados nas áreas de habitação, saneamento, educação, ciência e tecnologia, saúde e reforma agrária, os manifestantes protestam contra a criminalização dos movimentos sociais e pedem absolvição de Luiz Gonzaga da Silva (o Gêge), integrante da direção nacional do CMP, acusado de facilitar uma fuga de presos.

A CMP é formada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), entidades estudantis, movimentos de luta por moradia, organizações de catadores de lixo, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos