Oposição dificulta votação do Fundo Social do pré-sal no Senado

Camila Campanerut

Do UOL Notícias<BR>Em Brasília

Apesar das lideranças já terem acordado que votariam o pré-sal nesta terça-feira (8), a oposição voltou a manifestar que haverá uma ampla discussão em plenário e que trabalhará para que a votação não saia hoje. “A oposição vai dificultar, porque o que vai ser votado não é o que tinha sido estabelecido. Houve uma fusão de projetos”, destacou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

A criação do Fundo Social – uma espécie de poupança com recursos públicos vindos da exploração de petróleo e gás que irá financiar programas e ações de inclusão social do governo -  é o primeiro dos quatro projetos do marco regulatório do pré-sal. O texto, de relatoria do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), incluiu ainda parte de outro projeto relativo à mudança no modelo de exploração que passa de concessão para partilha.

“O relatório foi entregue hoje de manhã. Nós e os nossos assessores não tivemos tempo de analisar. Não tem como votar hoje. No máximo, amanhã. O governo, mais uma vez, quer tratar o assunto de forma apressada”, alegou Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Já o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que a queda de braço vai ser dura, mas que a primeira votação deve sair ainda hoje. “Hoje, vamos ter uma longa sessão. Deve acabar por volta das 4h da manhã”, previu o peemedebista.

“Estamos numa democracia, a oposição pode e deve [discutir], queremos discutir, mas firmamos com a oposição o principio de discutir e melhorar o texto. Se houver sugestão pertinente, vamos discutir e até acatar. Não há nenhuma dificuldade da base do governo em discutir a matéria. Nós estamos preparados hoje para discutir votar até de madrugada. Como diriam os boêmios, a noite é uma criança, não há problema. Nós vamos votar hoje, mas o horário será definido pelo ritmo da discussão”, completou o relator Romero Jucá.

O calendário acordado entre o governo e a oposição prevê que, além do Fundo Social, sejam votados a capitalização da Petrobras nesta quarta (9) e o projeto de criação da Petro-sal na próxima semana, dia 16.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos