CCJ da Câmara do DF aprova parecer contra deputada Eurides Brito por quebra de decoro

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta quinta-feira (10), por unanimidade, o parecer do relator, deputado Chico Leite (PT), "pela admissibilidade constitucional, legal e jurídica" do parecer da Comissão de Ética sobre a representação por quebra de decoro parlamentar contra a deputada afastada Eurides Brito (PMDB).

Segundo Leite, agora cabe ao plenário da Casa julgar o mérito do parecer aprovado, o que deve ocorrer em até cinco sessões. Ele pediu que o parecer siga para a Mesa Diretora ainda hoje, para que o documento seja incluído na pauta até 24 de junho. São necessários 13 votos para aprová-lo. 

Eurides Brito ficou conhecida ao ser flagrada em um vídeo da Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa. Nele, a parlamentar aparece colocando R$ 30 mil em dinheiro em sua bolsa. A denúncia do delator do caso, conhecido como mensalão do DEM, é de que ela teria recebido esse dinheiro mensalmente, de 2003 a 2006. Brito nega todas as acusações contra ela.

A deputada está afastada do cargo pela Justiça, enquanto durarem as investigações sobre o envolvimento dela com o esquema de recebimento de propina por servidores e prestadores de serviço do governo do Distrito Federal.

A votação do parecer foi feita já com o novo presidente da CCJ, deputado Paulo Roriz (DEM), eleito momentos antes. A reunião havia sido aberta pelo vice, deputado Cristiano Araújo (PTB). A reunião teve a participação do deputado Batista das Cooperativas (PRP) e a presença do ex-membro da CCJ, Raad Massouh (DEM).

* com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos