Leilão de transmissão da energia de Belo Monte só deve sair em 2011

Daniel Mello

Da Agência Brasil<br>Em São Paulo

O leilão das linhas de transmissão que vão interligar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), ao restante do sistema elétrico nacional só deverá ocorrer no ano que vem. Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, ainda precisam ser feitos ajustes no projeto, uma vez que “parte dessa energia vai ficar na Região Norte, o que influencia o planejamento dessas linhas.

A perspectiva é que, em meados do ano que vem, teremos os leilões para as linhas de integração do sistema Belo Monte com o restante do sistema brasileiro” disse hoje (11), após o leilão de nove lotes de linhas de transmissão e subestações.

Entre as linhas licitadas estão as que transportarão a energia gerada pelas usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), para a Região Sudeste. Os serviços leiloados hoje foram arrematados por cinco empresas com um deságio médio (redução do valor cobrado) de 31,57%. Pelo modelo adotado na licitação, vence quem ofertar o menor preço em relação ao teto estipulado pela Aneel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos