No dia da estreia do Brasil na Copa, atividades no Congresso estão paralisadas

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

No dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo, as atividades na Câmara e no Senado estão paralisadas. Apesar de o expediente hoje terminar às 14h, o plenário e as comissões ficaram praticamente vazios durante a manhã.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chegou a fazer um apelo, no início do mês, para que houvesse uma concentração das votações antes do início da Copa, mas foi criticado. O próprio presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), garantiu que os trabalhos continuariam normalmente e que as atividades iriam parar apenas durante o tempo das partidas, mas nem ele está na Casa.

A expectativa do líder era votar o projeto que trata dos royalties do pré-sal hoje (15), depois do jogo. A votação, no entanto, foi adiada para a semana que vem, atendendo a pedido do presidente da Casa. Temer argumentou que gostaria de presidir a sessão, mas que, nesta semana, não estará em Brasília.

Hoje, alguns deputados devem se reunir para ver o jogo na casa do presidente interino da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

No Senado, a sessão marcada para hoje (15) contou com a presença de apenas oito dos 81 senadores. A expectativa é que o projeto de reforma do Código de Processo Penal seja votado na sessão de amanhã (16). Antes da votação, porém, será realizada a última sessão de discussão da matéria.

Funcionários públicos

Muitos funcionários públicos que trabalham na Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília, anteciparam o final do expediente para assistir à estreia do Brasil na Copa do Mundo. O jogo contra a Coreia do Norte está marcado para as 15h30 (horário de Brasília)

Desde o início da tarde, o trânsito está bastante congestionado. Os carros que deixam a Esplanada pelo Eixo Monumental formam um engarrafamento de mais de 5 quilômetros.

Portaria do Ministério do Planejamento determina que nos dias em que as partidas da seleção brasileira estiverem marcadas para as 15h30, o expediente nos órgãos públicos federais deve ser encerrado às 14h.

Quando o jogos foram pela manhã, a portaria determina que o expediente seja interrompido às 10h30 e reiniciado às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos