Lula deixa África do Sul sem reunir-se com presidente da Fifa

Vinicius Konchinski
Enviado Especial
Johanesburgo

  • Ricardo Stckert/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou hoje (10) uma viagem de oito dias por seis países africanos. Lula embarcou em Joanesburgo, na África do Sul, com destino ao Brasil nesta manhã e deixou o país-sede da Copa do Mundo sem reunir-se com o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter.

Ontem, em entrevistas coletivas, o presidente havia confirmado a reunião para a manhã deste sábado. Hoje, porém, disse a jornalistas que o aguardavam na porta do hotel em que estava hospedado que não pôde encontrar-se com Blatter devido a compromissos das duas partes.

“Falei com Blatter ontem à noite, durante reunião com Zuma [presidente da África do Sul, Jabob Zuma]”, explicou. “Ele falou que tinha uma reunião com a comissão executiva da Copa da África do Sul e que vai encontrar comigo, em setembro, no Brasil, para falarmos da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.”

Lula, que é convidado do governo sul-africano para a final do Mundial amanhã (11), afirmou que volta ao Brasil mais cedo pois quer acompanhar alguns assuntos mais de perto. Um deles é o problema das enchentes que atingiram o Nordeste; o outro é o estado de saúde do vice-presidente José Alencar, que permanece internado em São Paulo.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, vai representar o Brasil na final do Mundial. O jogo entre Holanda e Espanha começa às 15h30 (horário de Brasília) e será realizado no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos