Governo quer mobilização para votações no "esforço concentrado" do Congresso

Yara Aquino
Da Agência Brasil

Em Brasília

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que na reunião de coordenação política ocorrida hoje (26), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, foi discutida a necessidade de mobilizar os parlamentares da base aliada para que aprovem projetos de interesse do governo no esforço concentrado do Congresso Nacional, previsto para agosto.

Padilha disse que, na Câmara, a expectativa é de votar medidas provisórias, que tratam da preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. No Senado, há uma medida que cria a Secretaria de Saúde Indígena.

“Esperamos uma mobilização da base aliada do governo na Câmara e Senado e acreditamos que teremos também boa mobilização dos parlamentares de oposição”, disse o ministro.

O primeiro esforço concentrado dos parlamentares está marcado para os dias 3 a 5 de agosto e o segundo começa no dia 31 de agosto e vai até 2 de setembro.

Sobre os projetos do pré-sal, Padilha disse que há sinalização de que a decisão sobre o modelo de partilha dos recursos deve ficar para depois das eleições.

Embora o assunto não tenha sido discutido na reunião de coordenação política, o ministro Alexandre Padilha comentou os dados de matéria publicada hoje pelo jornal O Globo, segundo o qual o repasse de recursos do orçamento da União para municípios esse ano foi maior do que no mesmo período do ano anterior.

O ministro negou que o aumento tenha relação com o período eleitoral. “A explicação é o aumento da capacidade de investimento do país. O Brasil entrou em um ritmo de ampliar cada vez mais os investimentos públicos e acelerar sua execução”, disse Padilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos