Moradores de Paraty protestam contra presença de FHC na Flip

Mauricio Stycer
Do UOL Notícias

Em Paraty (RJ)

  • FHC à frente de imagem de Gilberto Freyre no Palácio do Planalto (7/11/2000). Na Flip, o ex-presidente faz conferência sobre obra do sociólogo

Meia hora antes da inauguração da Festa Literária de Paraty, a Flip, um pequeno grupo de moradores da cidade chamou a atenção diante da Tenda dos Autores, onde se realizam os principais debates do evento. Eles portavam cartazes e camisetas com frases de protesto à presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), escalado para a conferência de abertura da Flip.

“Viva Saramago. FHC não!”, gritava a camiseta de Indalécia Freire, a organizadora do protesto. "O que você acha de FHC abrir uma festa literária em pleno ano eleitoral?”, perguntava ela. Funcionária pública e sem filiação partidária, Indalécia esperava um número maior de manifestantes – menos de dez compareceram ao protesto.

“Ele podia vir em qualquer ano, menos neste. Ele é porta-voz de um partido político [PSDB]. A simples presença dele já é uma opção política da Flip”, acrescentou Indalécia.

Segundo Flavio Moura, diretor de programação da Flip, a presença do ex-presidente explica-se pelo fato de o homenageado do ano ser o sociólogo Gilberto Freyre. “Sei que seria controverso, mas é uma figura totalmente relacionada à obra de Freyre”, disse Moura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos