Usinas de Santo Antônio e de Jirau geram 25 mil empregos, diz Lula

Paula Laboissière

Da Agência Brasil<br>Em Brasília

Após visitar as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, em Rondônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (16) que ambas as obras geram 25 mil empregos para o país. No programa semanal "Café com o Presidente", ele disse ainda que é possível que a produção de energia comece ainda em 2011.

"Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas pra trabalhar nessas empresas. Portanto, estamos qualificando uma mão de obra que não existia mais no Brasil, porque o Brasil tinha deixado de investir em grandes projetos de infraestrutura, sobretudo, na questão energética", afirmou.

Lula lembrou que poucos países no mundo têm o potencial brasileiro para produzir energia elétrica a partir da água. Segundo ele, problemas de ordem ambiental relacionados às comunidades que vivem nos locais das obras foram "resolvidos da melhor forma possível".

"Temos consciência de que é preciso produzir energia limpa, de que é preciso preservar o meio ambiente. E temos mais consciência ainda de que é necessário cuidar para que a comunidade, sejam trabalhadores, pequenos proprietários, indígenas, possa viver dignamente, sem sere prejudicada pela hidrelétrica", disse.

A Usina de Jirau terá capacidade de produção de 3.300 megawatts, suficiente para abastecer 10 milhões de casas. A previsão é que a hidrelétrica comece a operar em 2012. Já a Usina de Santo Antônio tem potência instalada de aproximadamente 3.200 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências. Estima-se que esteja em pleno funcionamento em novembro de 2015. As informações são do Ministério de Minas e Energia.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos