Lula diz que governo nunca teve pressa para que beneficiários do Bolsa Família deixassem o programa

Ivan Richard

Da Agência Brasil <BR> Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (25) que o governo nunca teve pressa para que os beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, deixassem o programa. A afirmação foi feita durante a cerimônia de assinatura do decreto que assegura o direito à alimentação no país.

Lula disse ainda que, desde 2003, a participação popular nas decisões do governo deixou de ser um “adereço” da Constituição para se tornar um método de gestão.

“Não estávamos apenas preocupados em encontrar uma porta de saída [dos programas] porque entendíamos que essa gente tinha demorado tanto para entrar que era importante ficar um pouco [no programa]”, afirmou Lula. Segundo ele, a porta de saída deve ser uma escolha dos próprios beneficiários impulsionados pela situação econômica do país.

O decreto assinado por Lula define as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e dispõe sobre gestão, financiamento, monitoramento e avaliação. O decreto estabelece ainda os parâmetros para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos