Topo

Em evento, Dilma chora e destaca "maturidade" do PT ao lidar com aliados

Camila Campanerut <Br>Do UOL Notícias <br>Em Brasília

19/11/2010 12h50

Em reunião do diretório nacional do PT, a presidente eleita Dilma Rousseff ressaltou nesta sexta-feira (19), em Brasília, a “maturidade política” da legenda ao lidar com os demais partidos e de aprender a “coligar” para governar.

“É muito importante enfatizar a maturidade do PT com os demais partidos que integram a coligação que vai governar o Brasil a partir de 1º de janeiro”, afirmou em seu discurso aos filiados da legenda.

Em pelo menos dois momentos de sua fala, a ex-ministra-chefe da Casa Civil se emocionou ao lembrar do apoio do PT durante a campanha eleitoral.

“É para esse partido que eu apresento aqui minha gratidão. Dependo da compreensão de vocês, do esforço e da solidariedade de vocês. Esse partido construiu maturidade política de compreender os complexos desafios do poder", disse.

Dilma pediu a compreensão dos petistas nas possíveis ações que possam significar que a legenda tenha de ceder.

“Assim como nós somos pessoas muito mais experientes na atividade política, na visão da complexa relação entre ‘partido e governo’ e entre ‘partido, governo e movimento social’, sabendo que o fato de que tenhamos responsabilidades diferentes e características diferentes não significa que não tenhamos mesmo grande projeto de transformação do nosso país”, destacou.

Três porquinhos

A presidente eleita fez um agradecimento especial ao trio que a apoio e coordenou sua campanha presidencial: o ex-ministro da Fazenda e deputado federal, Antonio Palocci; o secretário geral do PT e deputado federal José Eduardo Cardozo; e o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Ao adotar o apelido aos três, de “três porquinhos”, Dilma arrancou risos da plateia. “Os três porquinhos foram muito bem sucedidos na coordenação da minha campanha. Encontrei neles companheiros de todas as horas. Sem abrir mão da importância de outras lideranças aqui presentes, quero dirigir a eles meu agradecimento especial”, disse.

Poder feminino

Ao final do discurso, a presidente eleita chamou a atenção para o apoio e a força das mulheres na política e no partido. Tirou fotos com algumas correligionárias e prometeu também que fará uma entrevista coletiva apenas com “as” jornalistas.  

Questionada sobre a composição ministerial, Dilma disse que só se pronunciará sobre o assunto quando fizer o anúncio oficial.

Do evento, Dilma seguiu para a Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, onde ela mora durante o período de transição.

Mais Política