Emprego e melhorias na saúde encabeçam pedidos de brasileiros a Dilma, diz pesquisa

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido do Movimento Carta de um Brasileiro, indica que geração de empregos e melhorias na área de Saúde lideram as necessidades da população brasileira. O levantamento ouviu maiores de 16 anos, de todas as classes sociais, entre 15 e 18 de outubro, em 140 municípios do país.

A pesquisa foi feita com base na pergunta: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas cinco minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”.

Dos 2002 entrevistados, 56% pediriam melhorias na Saúde (construção de hospitais, contratação de médicos, diminuição de filas, entre outros), 49% mais empregos, 41% melhorias em segurança pública (mais policiamento, compra de equipamentos mais modernos, capacitação de policiais) e 40% pediriam para melhorar a educação (qualidade do ensino e nível dos professores).

Outros 31% pediriam a construção de mais creches, escolas e faculdades, e 30% defenderiam o investimento em moradia.

Entre as primeiras menções feitas pelos entrevistados, a geração de empregos lidera com folga (36% das respostas), seguido de melhorias na Saúde (11%), na Educação (10%) e investimentos em habitação (10%).

O Movimento Carta de um Brasileiro organizará uma marcha para Brasília no dia da posse de Dilma Rousseff (1º de janeiro de 2011). No ato, os manifestantes irão entregar o documento com os principais pedidos coletados na pesquisa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos