Topo

Candidatos à presidência da Câmara alternativos ao PT se reúnem na próxima quarta

Fábio Brandt

Do UOL Notícias <br> Em Brasília

13/01/2011 19h53

Os três possíveis adversários do PT na eleição para presidente da Câmara dos Deputados farão uma reunião na próxima quarta-feira (19). Aldo Rebelo (PC do B-SP), Sandro Mabel (PR-GO) e Júlio Delgado (PSB-MG) devem se encontrar em Alagoas, terra natal de Aldo, para discutir a viabilidade de suas candidaturas. O encontro foi confirmado ao UOL Notícias por Sandro Mabel e Júlio Delgado. Hora e local ainda não estão definidos.

Até agora, a única candidatura confirmada à presidência da Casa é a de Marco Maia (PT-RS), que já faz campanha explícita, pedindo apoio a outros deputados e também a governadores. Na manhã de hoje (13), um dos possíveis concorrentes, Silvio Costa (PTB-PE), oficializou a retirada de sua candidatura, atribuindo-a a um pedido do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). Costa diz que, agora, vai pedir que seus correligionários apoiem Maia.

Rebelo, Mabel e Delgado pretendem avaliar o apoio que podem ter na eleição. “Vamos ver se tem chances, se não tem chances, ou se vamos todos apoiar o Marco Maia”, afirmou Mabel. Os três têm dificuldades de obter apoio de seus próprios partidos, que integram a base de sustentação do governo Dilma Rousseff.

Exemplo disso são informações recentes de que o governador Cid Gomes (PSB-CE) esteja articulando a bancada de seu Estado para eleger o candidato petista. “Os governadores precisam do governo para ajudar os Estados. É natural que trabalhem suas bancadas para demonstrar apoio ao governo. Apesar que nós, candidatos da base [governista], não vamos criar problemas para Dilma”, disse Delgado.