Topo

Ministro da Justiça nega existência de "células terroristas" no Brasil

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

19/05/2011 14h41

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou na tarde desta quinta-feira (19) que existam movimentos terroristas no Brasil. O questionamento foi feito pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) ao citar matérias das revistas Veja e Carta Capital sobre o assunto. “Não há células terroristas, mas isso não significa que deixemos de acompanhar eventuais movimentações suspeitas pelo país”, afirmou o ministro.

Segundo Cardozo, o governo estará atento a essas questões especialmente na preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, eventos que serão realizados no Rio de Janeiro.

Cardozo compareceu hoje à Câmara participar de audiência pública na Comissão de Segurança Pública sobre os programas do seu ministério.

"Desastre"

Cardozo afirmou também na audiência que o sistema de informações sobre segurança pública do Brasil é "um desastre".

Segundo ele, o Ministério da Justiça trabalha para criar um sistema nacional de informações sobre segurança pública com integração de dados entre todos os Estados. “Vamos propor que o envio das informações seja obrigatório, sob pena de o Estado deixar de receber verbas do governo federal”, disse.

Além da integração de informações, o ministro considera necessário investir no combate à corrupção policial, fortalecer o planejamento e a gestão das ações de governo e integrar as ações de segurança ao contexto das políticas sociais.

*Com informações da Agência Câmara

Política