Em novo cargo no conselho político, Serra estudará fusão do PSDB com DEM e PPS

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília

No acordo construído neste sábado (28) para apaziguar a rivalidade interna entre Aécio Neves e José Serra, foi definido que o candidato derrotado ao Palácio do Planalto em 2010 presidirá um conselho político fortalecido, onde serão estudadas alianças do PSDB e uma possível fusão com outras legendas oposionistas, como o DEM e o PPS, depois das eleições municipais do ano que vem.

Depois da convenção que definiu novos ocupantes de postos-chave do PSDB, o presidente reeleito da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE), afirmou que o órgão a ser liderado pelo ex-governador paulista vai orientar as decisões da Executiva. Serra também cuidará de estratégias eleitorais, incluindo o processo de indicação de candidatos, "que não estava muito democrático".

"Questões centrais do partido serão resolvidas lá. Não se resolverão sem o conselho", afirmou Guerra. "Havia um pouco de descrédito antes porque era uma esfera que não funcionava. Fortalecida, ela vai ajudar muito a construirmos um partido diferente desse aí."

Guerra afirmou que o objetivo imediato não é fundir os partidos oposicionistas, mas sim fazê-los ganhar espaço na opinião pública. "Tanto os socialistas do PPS como os liberais do DEM têm espaço para ocupar. Na frente vamos ver se é importante juntar a porção deles na opinião pública com a nossa, depois das eleições municipais", afirmou.

O deputado teve sua própria reeleição dificultada por Serra, que não almejava o conselho político de início: preferia presidir o Instituto Teotônio Vilela, cargo que acabou com o ex-senador Tasso Jereissati. "Agora nós temos alguém com todas as condições para presidir o conselho", disse Guerra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos