Topo

Cotada para assumir área política, ministra Ideli Salvatti (PT) diz "cuidar de peixes"

Fábio Brandt <br>Do UOL Notícias

Em Brasília

10/06/2011 14h16

A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta-feira (10) que está “cuidando de peixes” para evitar o assunto da troca de titular na pasta das Relações Institucionais. Ela é cotada para assumir o posto de Luiz Sérgio, que enfrenta pressão para sair.

“Não há novidade. Sou a ministra da Pesca”, disse Ideli ao UOL Notícias ao ser questionada sobre suposto convite que teria recebido da presidente Dilma Rousseff para assumir o cargo de Luiz Sérgio.

Ideli e Dilma estiveram juntas na viagem da presidente a Santa Catarina, na quinta-feira (9). Diante dos rumores, Luiz Sérgio foi ao microblog Twitter para negar que tenha pedido para sair. Pouco depois, líderes petistas na Câmara, como Cândido Vaccarezza (SP), o presidente Marco Maia (RS) e o líder do partido na Casa, Paulo Teixeira (SP), saíram em sua defesa.

O ministro das Relações Institucionais aguarda Dilma para uma conversa no Palácio do Planalto. A situação dele se fragilizou depois que Antonio Palocci, também coordenador político do governo como titular da Casa Civil, deixou o cargo após denúncias de multiplicação de seu patrimônio, conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo.

Apesar disso, há governistas que defendam a manutenção de Luiz Sérgio com uma pasta mais forte, de forma que o seu titular perca o apelido de “garçom” –dado por parlamentares que o viram “anotar pedidos” que nunca se concretizavam. A nova ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, tem perfil técnico e ouviu de Dilma que terá de lidar mais com o gerenciamento de projetos do que com articulação política.

Mais Política