Topo

Governadores do Norte e Nordeste pressionam Dilma por reforma tributária

Fábio Brandt e Maurício Savarese

Do UOL Notícias<br>Em Brasília

15/06/2011 07h00

Dezessete governadores, quase todos das regiões Nordeste e Norte,  reuniram-se na noite de terça-feira (14) para tentar chegar a uma proposta unificada de reforma tributária para levar à presidente Dilma Rousseff e ao Senado nesta quarta-feira (15). A articulação acontece depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) proibir benefícios fiscais concedidos a seis Estados e ao Distrito Federal.

O governador do Ceará, Cid Gomes, anfitrião do encontro em Brasília, afirmou que seus colegas do Centro-Oeste também serão convidados a participar do debate. No encontro de terça à noite já esteve presente o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). Na semana passada, os políticos nordestinos já haviam chegado a um consenso para reivindicar, entre outras demandas, aumento da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) em seus Estados. Agora querem conseguir apoio de outros Estados.

“[Norte e Nordeste] são as duas regiões menos desenvolvidas do Brasil. Acho que a gente deveria trabalhar pra unificar uma proposta”, afirmou Cid Gomes. Segundo ele, a atuação conjunta deve procurar uma proposta de reforma que permita ao Brasil “simplificar sua legislação, dar mais tranquilidade aos investidores, gerar mais empregos e, em muitos casos, até reduzir a carga tributária”.

Eunício Oliveira (PMDB-CE), um dos senadores presentes, afirmou que a articulação vai se estender ao Congresso nas próximas semanas. Ele reforçou que a mudança na forma de arrecadar o ICMS será tema presente nas próximas discussões. “O imposto do consumo tem que ficar no Estado que está consumindo, senão os Estados desenvolvidos do Sul e Sudeste brasileiro vão ficar com o emprego, o subproduto do emprego, com a produção”, disse.

O encontro dos governadores com Dilma Rousseff está marcado para as 9h desta quarta (15), no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente.

Governadores do Nordeste pedem apoio para reforma tributária

Mais Política