Topo

Oposição afirma que vai protocolar representação contra ministro da Agricultura

Do UOL Notícias<BR>Em São Paulo

17/08/2011 18h48

O PSOL afirmou que vai protocolar nesta quinta-feira (18) uma representação contra o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, na Procuradoria Geral da República.

A pasta é alvo de uma série de denúncias de irregularidades, como direcionamento de licitação e pagamento de propina (veja mais abaixo). Segundo o PSOL afirmou em nota, “Rossi praticou os crimes de prevaricação e corrupção passiva à frente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).”

A legenda critica ainda a conduta do ministro que, segundo reportagem do jornal “Correio Braziliense, teria viajado de favor no jatinho particular de uma empresa ligada ao agronegócio e que conseguiu benefícios junto ao ministério.

A Polícia Federal anunciou que abriu, nesta semana, um inquérito para investigar as denúncias de suposta corrupção na pasta.

Já a Comissão de Ética da Presidência da República disse que deve analisar apenas em setembro a denúncia sobre o uso do jatinho pelo ministro. O presidente da Comissão de Ética, Sepúlveda Pertence, disse que o caso será avaliado na próxima reunião, marcada para o dia 12 de setembro.

Rossi nega as irregularidades. Sobre o jatinho, o ministro confirmou o uso e disse ter pego carona em "raras ocasiões".