Topo

Governo prepara nova regra para montadora estrangeira, diz ministro

Fábio Brandt<BR>Do UOL Notícias<BR>Em Brasília

11/10/2011 07h00

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta segunda-feira (10) que o governo mudará o regime automotivo ainda em 2011 para receber indústrias estrangeiras no Brasil.

Para o ministro, é preciso uma regra de transição para as montadoras se instalarem no país. As regras existentes, segundo ele, aplicam-se apenas às indústrias já instaladas no país, pois exigem que, pelo menos, 65% dos componentes do produto sejam nacionais.

“Nós não podemos exigir que a indústria comece com 65% de conteúdo local porque esse é um índice que as próprias indústrias que já estão aqui levaram anos para obter”, afirmou Pimentel.

O ministro falou sobre o assunto no programa “Poder e Política – Entrevista”, conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria do UOL e da Folha.

>>Fotos da entrevista com Fernando Pimentel.

Na entrevista, Pimentel disse ainda que o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) vale até dezembro de 2012 e dificilmente será revisto. Mas tampouco descartou uma alteração: "Não vou dar uma resposta definitiva. Vamos ver as reivindicações, vamos ver o que as indústrias estão pedindo. Se for alguma coisa razoável, evidentemente o governo pode adotar”.

Já o dólar, segundo o ministro, deve se manter abaixo de R$ 2, próximo a R$ 1,80.

Veja abaixo a íntegra da entrevista. A transcrição está disponível em texto.