Topo

Vídeo mostra que Lula ainda sofre com instabilidade na voz

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

23/07/2012 20h41

O Instituto Lula divulgou nesta segunda-feira (23) uma mensagem em vídeo na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece pelo prêmio José Aparecido de Oliveira, oferecido a ele pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa durante a 9ª Conferência de Chefes de Estados e de Governo, realizada em Maputo, Moçambique. A gravação evidencia que o ex-presidente ainda está distante da recuperação total de sua voz –marcante em sua carreira política--, após se submeter a um tratamento contra um câncer de laringe.

A resistência vocal--que é a capacidade de manter a fala com firmeza por um longo tempo-- de Lula está reduzida, caracterizando um dos efeitos colaterais do tratamento de radiação na região da laringe.

Essa resistência pode ser recuperada com o tempo, de acordo com a fonoaudióloga Claudia Cotes, desde que sejam respeitadas as orientações médicas e os treinamentos de reabilitação. “A instabilidade entre graves e agudos dificulta a interpretação das palavras”, avalia a fonoaudióloga. 

 

Veja agradecimento pelo prêmio José Aparecido de Oliveira

Segundo informações da assessoria do Instituto Lula, o ex-presidente passou por um período de descanso de dez dias, encerrado hoje, e a mensagem em vídeo foi gravada antes disso. A última sessão de radioterapia foi realizada em 17 de fevereiro, e o tratamento do ex-presidente já foi concluído.

Ainda segundo a assessoria, um procedimento de biópsia realizado em junho atrasou a recuperação de Lula.