Topo

Em visita oficial à Rússia, presidente Dilma faz aniversário hoje e completa 65 anos

Do UOL, em Brasília

14/12/2012 06h00

A presidente Dilma Rousseff, que está em viagem oficial à Rússia, faz aniversário nesta sexta-feira (14) e completa 65 anos. Ontem à noite, ela comemorou a data com um jantar no restaurante Bolshoi, um dos mais exclusivos da capital russa. No grupo de nove pessoas, estavam a filha, Paula, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Esta deve ser a sua última viagem internacional neste ano. Nos últimos dois anos, Dilma passou o aniversário em Porto Alegre, onde mora sua família.

 
Em Moscou, Dilma discutiu a ampliação de parcerias entre os dois países nas áreas de energia e gás, além do setor espacial. Antes da Rússia, a presidente também passou pela França, onde se reuniu com o colega François Hollande. Eles participaram de um fórum econômico e conversaram ainda sobre projetos nas áreas de defesa, educação, ciência, tecnologia e inovação. Dilma participou de um fórum econômico. Em Paris, Dilma se reuniu ainda com o prefeito da capital francesa, Bertrand Delanoe, e o presidente do Senado, Jean-Pierre Bel.
 
Na sua sua passagem pela França, a presidente comentou as novas declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério e publicadas pelo jornal "O Estado de S. Paulo" sobre o suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. Para Dilma, as denúncias de Valério são "lamentáveis" e teriam a intenção de desgastar a imagem de Lula.