Topo

Marina elogia FHC e Lula, e defende reforma política no "Programa do Ratinho"

Do UOL, em São Paulo

04/07/2013 22h04Atualizada em 04/07/2013 23h03

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva defendeu a gestão dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2011) durante participação no "Programa do Ratinho", do SBT, na noite desta quinta-feira (4). Na entrevista, ela também defendeu a reforma política no país.

Marina defende reforma política

Marina diz que candidatura à presidência é possibilidade

"O FHC trabalhou a favor da estabilidade econômica. Já o Lula investiu na inclusão social", disse Marina, ao se dizer a favor do programa Bolsa Família. Segundo ela, trata-se de um direito "adquirido pelos brasileiros" menos favorecidos. "O desafio agora do país é a educação. Somente o investimento nessa área vai permitir a profissionalização dos brasileiros e a independência deles no que diz respeito ao auxílio do programa."

A reforma politica também foi citada pela ex-ministra como uma das necessidades do Brasil, assim como uma das reivindicações dos brasileiros insatisfeitos que saíram às ruas para exigir seus direitos. Marina, no entanto, disse não ser a favor de uma reforma que aumente a centralização dos partidos políticos e também disse que é contrária à reeleição.

"Muitos políticos trabalham com medidas de curto prazo para alongar seu prazo na política, enquanto o mundo está precisando de alguém que trabalhe com medidas de longo prazo", relatou Marina, que acrescentou que "ao invés de pensar na reeleição, os governos precisam se dedicar às futuras gerações".

Ao ser questionada sobre suas verdadeiras intenções com a criação do partido Rede Sustentabilidade, Marina disse ser uma possibilidade a sua candidatura a Presidência em 2014.  "É uma possibilidade, mas só uma possibilidade", enfatizou ela.