Topo

Avaliação positiva de governo de Cabral é a pior do país, diz CNI/Ibope

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), fala durante entrevista coletiva sobre os estragos da chuva em Petrópolis - Zulmair Rocha/UOL
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), fala durante entrevista coletiva sobre os estragos da chuva em Petrópolis Imagem: Zulmair Rocha/UOL

Fernanda Calgaro e Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília e no Rio de Janeiro

25/07/2013 14h25Atualizada em 25/07/2013 17h05

O governo de Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro é o pior avaliado do país, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (25) feita em 11 Estados. Apenas 12% da população considera a sua gestão ótima ou boa. A maneira dele de governar é aprovada por 29% dos eleitores, abaixo da média nacional, que é de 42%. Ele inspira confiança em 25% dos eleitores.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na avaliação das ações dos Estados por áreas específicas, o Rio de Janeiro se destaca em segurança pública como uma das mais elogiadas, embora esse desempenho não tenha sido suficiente para elevar a popularidade do governador.

Entre os 11 Estados pesquisados, o Rio tem o maior percentual da população, 60%, que considera que o Estado tem dinheiro suficiente para prover serviços públicos. Na outra ponta, está o Rio Grande do Sul, onde 73% dos eleitores entendem que o Estado precisa de ajuda do governo federal.

O Rio de Janeiro, por outro lado, tem o maior percentual que acredita que o governador e seus secretários usam os recursos mal ou muito mal, com 87%.

Cabral tem sido alvo de protestos no Rio de Janeiro desde junho. Manifestantes chegaram a ocupar a rua em frente à sua casa, no bairro nobre do Leblon, na zona sul da cidade.

Outro escândalo envolvendo o governador recentemente foi o uso do helicóptero do governo do Rio para fins particulares. Hoje, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) publicou foto em que Cabral deixa um helicóptero com a logomarca do governo do Estado trajando roupas esportivas – bermudão e camiseta.

Procurada pelo UOL, a assessoria de comunicação do governo do Rio informou, por volta das 14h45 desta quinta, que o governador não se pronunciaria sobre o resultado da pesquisa. Afirmou ainda que Cabral não tem mais agenda prevista para essa quinta e nem para sexta-feira (26).

Na manhã desta quinta, antes da divulgação da avaliação da CNI, ele participou da recepção ao papa Francisco no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio, ao lado prefeito Eduardo Paes (PMDB) e de esportistas como Carlos Alberto Parreira e Zico e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Compare a avaliação dos governos estaduais, segundo a CNI/Ibope

  • Arte/UOL

    Avaliação do governo dos governadores, em %

  • Arte/UOL

    Aprovação da maneira de governar do governador

  • Arte/UOL

    Confiança no governador, em %

O Ibope ouviu 812 eleitores no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa não divulgou o percentual de eleitores que consideram o governo Cabral ruim ou péssimo, ou regular.

No total, a pesquisa ouviu, entre os dias 9 e 12 de julho, 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade em 434 municípios e incluiu questões sobre as manifestações populares, a qualidade dos serviços públicos e a aplicação dos impostos arrecadados pelos governos.

Além da avaliação do governo federal e da atuação da presidente, a avaliação mostra a opinião da população sobre o desempenho de 11 governadores que, juntos, são responsáveis por quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial.  Os Estados pesquisados foram Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco,  Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.