Topo

Renan Calheiros lança filho ao governo de AL e anuncia apoio a Collor

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

05/05/2014 11h27

Pregando o “novo” em meio à necessidade de “oxigenação” na política, o PMDB anunciou nesta segunda-feira (5) o deputado federal Renan Filho como nome do partido para disputar o governo de Alagoas. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado e pai do pré-candidato, Renan Calheiros (PMDB-AL).

“Política é feita alternância, renovação e oxigenação. Por mais que algumas forças da velha política não queiram, o novo sempre vem. A candidatura do PMDB é o caminho novo do Estado de Alagoas”, disse Renan, o pai, ao anunciar o nome do pré-candidato, em entrevista coletiva em um hotel de luxo de Maceió.

O PMDB também anunciou que vai apoiar o nome de Fernando Collor de Mello (PTB) como candidato ao Senado. A escolha do vice, segundo o anúncio do PMDB, só ocorrerá em junho ou no início de julho, com as convenções.

A chapa de Renan Filho deve reunir boa parte dos partidos aliados do governo federal, como PT e PDT, que já sinalizaram apoio. A definição, porém, só será anunciada após análise das lideranças dos partidos.

O nome de Renan Filho será encaminhado ao ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), coordenador da frente de oposição, que já deixou claro que deve ratificar o nome.

A expectativa é que a candidatura de Renan Filho tenha apoio da presidente Dilma Rousseff. O problema é que PP deve lançar o senador Benedito de Lira como nome ao governo. "Ela é quem vai dizer quem é que vai apoiar", disse Renan, ao se questionado sobre o possível apoio da presidente.

Tem proposta

Renan Calheiros afirmou ainda que o candidato ao governo alagoano não foi indicado por ser filho dele.

“É porque ele tem personalidade, proposta de governo e está preparado pra enfrentar o grande desafio. É a melhor solução que o PMDB poderia propor”, colocou.

Calheiros disse que a eventual eleição de Renan Filho deve marcar um fim de “um ciclo de iniquidade sociais” do governo do PSDB –governador por Teotonio Vilela Filho desde 2007.

“Alagoas pode esperar do PMDB uma campanha vibrante, sustentada em propostas sólidas e consistentes e a certeza de construir um futuro melhor para o nosso povo”, afirmou.

Renan Filho tem formação de economista e está há uma década na política. Eleito em 2010 para a Câmara Federal com 140 mil votos, ele também foi prefeito de Murici por dois mandatos.

Nesta segunda-feira, ratificou o discurso do pai de representar o “novo”.

“Quero trazer de volta ao processo político uma renovação de ideias e a oportunidade de transformação, que é isso que a população espera de nós", afirmou.