Topo

Pesquisa Ibope mostra Dilma com 38%; Aécio registra 22%, e Campos tem 13%

Do UOL, em São Paulo

10/06/2014 19h28

A presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição pelo PT, aparece na liderança da corrida pelo Planalto em uma pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (10).

No levantamento, contratado pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Dilma tem 38% das intenções de voto, contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 13% de Eduardo Campos (PSB).

O cenário utilizado na pesquisa mostra ainda que Pastor Everaldo (PSC) tem 3%. Outros três candidatos --José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV)-- registraram 1% cada um.

Brancos e nulos chegam a 13%, e os indecisos somam 7%. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 4 e 7 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A colunista Mônica Bergamo, da Folha, informou que a Uvesp é uma entidade próxima do PSB, partido do pré-candidato Eduardo Campos.

Levantamento não pode ser comparado com pesquisas anteriores

Este levantamento é o primeiro contratado pela Uvesp e utiliza um cenário que não foi reproduzido em outras pesquisas Ibope divulgadas para esta disputa eleitoral.

Em razão dessas particularidades, não é possível comparar o resultado desta pesquisa com levantamentos publicados anteriormente.

Pesquisas anteriores

Levantamento do Datafolha publicado na última sexta-feira (6) mostrou Dilma com 34% das intenções de voto, contra 19% de Aécio e 7% de Campos.

Em 22 de maio, o Ibope divulgou uma pesquisa em que a pré-candidata petista registrou 40%, contra 20% do tucano e 11% do pessebista.

(com Reuters, Folha de S.Paulo e Estadão Conteúdo)