Topo

Dilma irá à abertura da Copa no Brasil; veja fotos de políticos em Mundiais

Dilma foi vaiada durante a abertura da Copa das Confederações, em junho de 2013 - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Dilma foi vaiada durante a abertura da Copa das Confederações, em junho de 2013 Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

12/06/2014 06h00

A presidente Dilma Rousseff participará da festa de abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (12), em São Paulo, na partida entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians. A presença de Dilma no primeiro jogo do Mundial havia sido questionada em razão de uma possível hostilidade do público, a exemplo do que ocorreu na abertura da Copa das Confederações, no Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de junho do ano passado.

Na ocasião, Dilma foi vaiada antes do jogo entre Brasil e Japão. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, chegou a pedir respeito aos cerca de 70 mil torcedores presentes ao estádio. Até o fechamento desta reportagem, não havia sido confirmado se a presidente fará ou não discurso na cerimônia de hoje.

O contexto social do país também era efervescente no período que antecedeu a primeira Copa do Mundo no Brasil, em 1950. Getúlio Vargas havia deixado o poder em 1945, e o presidente eleito, general Eurico Gaspar Dutra, inverteu as diretrizes da política econômica brasileira, aproximando-a do mercado internacional. Em 1947, o povo foi às ruas para protestar contra os preços abusivos.

A Copa de 1950 foi inaugurada com a partida entre Brasil e México, no Maracanã, no Rio, com a presença do presidente Dutra. Apesar das manifestações no período pré-Mundial, as atuações da seleção brasileira e o valor acessível dos ingressos fizeram com que a Copa caísse no gosto popular. Na final de 1950, também no Maracanã, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 no duelo com o Uruguai, mais de 200 mil pessoas assistiam ao jogo.

Veja abaixo fotos de políticos brasileiros em diferentes edições da Copa do Mundo.