Bastos era apaixonado pela ideia de um Brasil melhor, diz Lula sobre ex-ministro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, lamentaram a morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos em nota distribuída pelo Instituto Lula nesta quinta-feira (20).
Thomaz Bastos morreu aos 79 anos nesta manhã no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde a última terça-feira (18) devido à piora de uma doença crônica no pulmão.
“Sua atuação como ministro foi fundamental para o combate ao crime e a garantia do cumprimento da Lei”, afirmou Lula na nota.
Lula disse também que perdeu um amigo e que o Brasil perdeu “não apenas um de seus melhores advogados criminalistas, mas um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país.”
O ex-presidente afirmou ainda compartilha o “sentimento de perda” com a mulher de Thomaz Bastos, Maria Leonor de Castro Bastos, e sua família.
O criminalista foi ministro da Justiça do governo Lula entre 2003 e 2007. Alguns dos atos que marcaram a passagem de Thomaz Bastos no ministério foram a reforma do Poder Judiciário e a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003.
Veja a íntegra da nota:
Nota de pesar pelo falecimento de Márcio Thomaz Bastos
O Brasil perde hoje não apenas um de seus melhores advogados criminalistas, mas um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país. Em particular, nós perdemos um amigo.
Márcio Thomaz Bastos foi um corajoso defensor da lei e um advogado apaixonado pela ideia de um Brasil melhor. Foi um homem raro e que muito contribuiu para mudar a história do país. Sua atuação como ministro foi fundamental para o combate ao crime e a garantia do cumprimento da Lei.
Compartilhamos este sentimento de perda com sua esposa Maria Leonor de Castro Bastos, sua família, amigos e tantos admiradores que Márcio Thomaz Bastos fez ao longo da vida.
Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.