Topo

"É banditismo e descabida militância política", diz Instituto Lula

Do UOL, em São Paulo e Brasília

10/03/2016 17h48

O Instituto Lula criticou fortemente nesta quinta-feira (10) o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado pelo Ministério Público de São Paulo no caso do tríplex em Guarujá (SP).

"(Os promotores) Estão usando um cargo público para cometer banditismo e descabida militância política", afirmou a assessoria de comunicação do instituto.

O pedido de prisão preventiva do Ministério Público se estende a outras cinco pessoas, incluindo o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), vice-líder do PT na Câmara, também criticou o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) feito pelo do MP-SP nesta quinta-feira (10). Fontana criticou a atuação do promotor Cassio Conserino e disse ter certeza de que o pedido será negado pela justiça paulista.

“Este promotor não tem nenhuma isenção e equilíbrio. Ele tem demonstrado, ao longo desses últimos meses, uma parcialidade e uma coloração partidária na sua atuação. Isso foi demonstrado em diversas situações ao longo desse processo de perseguição contra o ex-presidente Lula”, afirmou Fontana.

Fontana disse acreditar que o pedido não será aceito pela Justiça de São Paulo. “Este pedido é completamente partidarizado e infundado. Tenho certeza de que quando for analisado dentro dos espaços devidos, será negado. É mais um factoide”, disse o parlamentar.