Topo

França emite alerta para que franceses evitem locais de protestos no Brasil

Edson Lopes Jr./UOL
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

17/03/2016 18h57

O agravamento da crise política no Brasil fez o governo francês emitir um alerta para os cidadãos do país no Brasil. Em um e-mail enviado nesta quinta-feira (17), a Embaixada da França pede aos franceses no Brasil  que evitem locais onde há manifestações previstas e que tomem cuidado com a ocorrência de protestos inesperados.

O alerta emitido nesta quinta-feira pelo governo francês é semelhante aos enviados a cidadãos franceses em locais do mundo onde há conflitos ou protestos. Um alerta semelhante foi enviado aos franceses que viviam ou viajavam na Turquia em 2014 quando protestos contra o governo turco eclodiram e resultaram na morte de pelo menos seis mortos e 8 mil pessoas feridas.

No alerta emitido nesta quinta-feira em relação ao Brasil, o governo francês diz que é “especialmente recomendado aos nossos cidadãos que evitem lugares onde as manifestações já estão previstas, durante os quais confrontos não são excluídos”.

O governo francês diz ainda que o alerta tem como razão a “evolução da situação política no Brasil” e termina o alerta pedindo que os cidadãos franceses acompanhem as notícias e as redes sociais para se informar sobre a ocorrência de protestos.

O alerta foi emitido quatro dias depois de manifestações em todo o Brasil contra o governo da Presidente Dilma Rousseff (PT) reunir mais de 3 milhões de pessoas em todo o país de acordo com a PM (Política Militar).

Nesta quinta-feira, grupos pró e contra governo entraram em confronto em Brasília em frente ao Palácio do Planalto no momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era nomeado ministro-chefe da Casa Civil. Manifestações outras capitais também foram registradas. 

Manifestação na Paulista

UOL Notícias