Após polêmica, publicitário apresenta logotipo do governo Temer com 27 estrelas

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

    Veja a diferença entre os logotipos do governo Temer, o antigo tem cinco estrelas a menos

    Veja a diferença entre os logotipos do governo Temer, o antigo tem cinco estrelas a menos

O logotipo do governo Michel Temer foi refeito para incluir a versão atual da bandeira brasileira, com 27 estrelas que simbolizam os 26 Estados mais o Distrito Federal.

Em entrevista à "Folha de S. Paulo", o publicitário Elsinho Mouco, responsável pela identidade visual do governo do presidente interino, Michel Temer, afirmou que a marca anteriormente divulgada se tratava de "um layout, não estava finalizada".

O primeiro logotipo se baseava em uma  versão desatualizada da bandeira do Brasil, que vigorou entre 1960 a 1968. Na marca, a esfera que flutua em cima da palavra "Brasil" tem apenas 22 estrelas, quantidade que aparecia na bandeira durante parte da Quarta República (1946-1964) e da ditadura militar (1964-1985).

Na esfera do logotipo anterior da gestão Temer, não estavam simbolizados o Acre, que passou a aparecer a partir de 1968, e os Estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins, que só entraram na versão de 1992. Nessa última mudança, a estrela que representava o extinto Estado da Guanabara passou a simbolizar o Mato Grosso do Sul.

As estrelas na bandeira brasileira estão na posição em que estavam no céu do Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos