TJ-MG decreta prisão preventiva de ex-secretário de Antonio Anastasia

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo

    O ex-presidente do PSDB de Minas Gerais, Narcio Rodrigues

    O ex-presidente do PSDB de Minas Gerais, Narcio Rodrigues

O TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) converteu nesta quarta-feira (8) em prisão preventiva, sem prazo, a detenção do ex-deputado Nárcio Rodrigues, que foi secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, durante a gestão do então governador de Minas Gerais, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), atual relator da comissão do impeachment no Senado.

Rodrigues, que já ocupou a presidência do PSDB de Minas Gerais, está detido na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, desde 30 de maio.

A mudança do caráter da prisão foi pedida pelo MP (Ministério Público) de Minas Gerais. Outras seis pessoas presas envolvidas no caso, entre ex-servidores, consultores e engenheiros, também tiveram as suas prisões temporárias convertidas para preventiva.

A Justiça investiga o desvio de verba pública que deveria ser destinada à Fundação Hidroex, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, entre 2012 e 2014, pasta que Rodrigues comandou entre 2010 e 2014. A fundação desenvolvia, em Frutal (MG), um centro de pesquisas de recursos hídricos. A estimativa é que tenham sido desviados R$ 14 milhões.

A decisão da TJ-MG foi divulgada por volta de 19h30, pela assessoria da corte. A reportagem do UOL telefonou instantes depois para o telefone fixo do escritório Sânzio Nogueira, que faz a defesa de Rodrigues, e voltou a ligar às 20h25, mas as ligações não foram atendidas. Foi enviada mensagem por email, além de tentativa de contato pelo celular do escritório por volta do mesmo horário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos