"Cunha é de direita, conservador e sem princípios éticos sólidos", diz Dilma

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/JovemPan/UOL

    Dilma afirmou que está dialogando com senadores para conseguir votos contra o impeachment

    Dilma afirmou que está dialogando com senadores para conseguir votos contra o impeachment

"Eduardo Cunha é de direita, conservador e sem princípios éticos sólidos." A afirmação é da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), em entrevista à jornalista Mariana Godoy, veiculada na noite desta sexta-feira (10) pela RedeTV!. Além do presidente afastado da Câmara, Dilma criticou também o presidente interino, Michel Temer: ela reconheceu que seu "maior erro foi ter feito uma aliança com quem não devia".

Dilma voltou a dizer que o processo de impeachment que tramita no Senado é "um golpe de estado", pois ela não teria cometido crime de responsabilidade. "A lei [de impeachment] é inadequada para o momento atual. O processo de impeachment está previsto na Constituição, mas com crime de responsabilidade. É um absurdo eu ter sido afastada sem análise do mérito. Absurdo o presidente interino e provisório ter desmantelado o governo."

Questionada como fará para obter votos contra o impeachment no Senado, a presidente afastada apenas disse que estava "dialogando, dialogando, dialogando", mas não respondeu com quais senadores ela estaria em conversas.

Redução de ministérios

As medidas implantadas pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB), a exemplo da redução de ministérios, também foram alvo de críticas da presidente afastada. Sobre este ponto específico, a petista afirmou que há uma "economia irrelevante" dos gastos públicos. Dilma também afirmou que o atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, "não tem legitimidade".

Em determinado trecho da entrevista, Dilma declarou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes tem uma postura "incorreta" por tê-la chamado de "poste" em uma entrevista anterior à mesma jornalista.

Ao final da entrevista, a jornalista presenteou Dilma com os dois volumes autografados do livro "Diários da Presidência", do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos