Por quanto tempo Eduardo Cunha pode ficar preso?

Do UOL, em Brasília, em Curitiba e em São Paulo

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Cunha foi levado de avião de Brasília para Curitiba

    Cunha foi levado de avião de Brasília para Curitiba

O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso preventivamente nesta quarta-feira (19) em Brasília pela força-tarefa da operação Lava Jato e já está nas dependências da Polícia Federal em Curitiba.

A ordem de prisão foi expedida pelo juiz Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele entendeu que o ex-parlamentar "representava risco à instrução do processo, à ordem pública" e que também havia "possibilidade concreta de fuga".

Cunha é réu sob a acusação de ter recebido propina em contas na Suíça do esquema de corrupção da Petrobras.

Quando a prisão preventiva é decretada, não há tempo determinado para o fim da restrição de liberdade. Ou seja, Cunha pode ser mantido preso até o momento de seu julgamento ou pelo período considerado necessário pela Justiça para que ele não atrapalhe as investigações. Não há data prevista para o julgamento do peemedebista. E ele é réu em mais dois processos, além de ser investigado em outros inquéritos.

Um exemplo de prisão mantida na Lava Jato antes de haver condenação é o de Marcelo Odebrecht, que presidia a construtora Odebrecht. Ele foi preso em junho de 2015, condenado pela primeira vez somente em março de 2016 e permanece preso.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, Eduardo Cunha ficará em uma "cela comum", com cama de alvenaria, colchão e grades.

Em seu perfil no Facebook, Cunha classificou a decisão de Moro como "absurda". E afirmou que Moro não tem "competência" para prendê-lo. Sua defesa pode ingressar na Justiça com um pedido de habeas corpus para tentar livrá-lo da prisão.

Josias: Prisão de Cunha enfraquece tese de que PT é perseguido

Veja a trajetória política do ex-deputado federal Eduardo Cunha

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos