Consultor de crises Mario Rosa revela histórias de Duda Mendonça, Paulo Coelho e Ambev em livro online

Do UOL

Em São Paulo

  • Reprodução

O jornalista e consultor de crises Mario Rosa, especialista em gestão de escândalos políticos, lança nesta segunda-feira (21) um livro de memórias em que revela bastidores de alguns dos casos em que atuou e das relações que manteve com políticos e outras personalidades frequentes nas manchetes do noticiário.

"Entre a Glória e a Vergonha - Memórias de um Consultor de Crises"  traz histórias do período em que trabalhou com o publicitário Duda Mendonça, detalhes de como nasceu a campanha que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, diálogos dele com o escritor Paulo Coelho, com o presidente do Senado Renan Calheiros, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e vários outros nomes. 

Investigado pela Polícia Federal na Operação Acrônimo, apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais, Mario Rosa conta como avançou da carreira de repórter a consultor de crises e como, depois de aconselhar tantos políticos, empresários e empresas em "maus lençóis", se viu diante da mesma posição em que seus clientes costumavam estar, no dia em que agentes da PF bateram na sua porta.

"Entre a Glória e a Vergonha" é publicado online no UOL a partir desta segunda, em cinco partes. Diariamente, até sexta-feira (25), será publicada a uma nova parte do livro. Todos os capítulos permanecerão online, disponíveis para todo o público, e haverá também versão para baixar a publicação em PDF.

Na primeira parte, publicada hoje, Mario Rosa conta como virou amigo e às vezes "conselheiro" do escritor Paulo Coelho, narrando inclusive um episódio em que passou uma festa de Revéillon na casa do "mago" em Paris, onde, entre vários outros convidados, estava o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, logo depois do escândalo do mensalão.

Mario Rosa cita também exemplos de como é travada a guerra de bastidores entre assessorias de imprensa, fontes e redações de jornalismo. Um caso emblemático dessas relações é contado com ele para revelar como o caso da venda da Ambev pela Interbrew foi circundado de uma grande operação de mídia para que a transação não fosse divulgada como uma "venda" de uma empresa brasileira a uma estrangeira.

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos