Sérgio Cabral deixa Bangu e será transferido para Curitiba

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/GloboNews

    Sérgio Cabral foi preso pela Polícia Federal no dia 17 de novembro

    Sérgio Cabral foi preso pela Polícia Federal no dia 17 de novembro

Preso desde o dia 17 de novembro no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) deixou o local na manhã deste sábado (10) e será transferido para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

A mudança foi solicitada à 7ª Vara Criminal Federal pelo promotor André Guilherme Freitas, da Promotoria de Justiça de Execuções Penais do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio). Em ofício, ele aponta que o ex-governador está recebendo visitas de forma "irregular e ilegal".

"O referido réu está recebendo visitas de familiares e pessoas amigas em desconformidade com resolução que limita a um único credenciamento de pessoa amiga", informa o documento. Cabral recebeu a visita dos deputados Jorge Picciani (PMDB), presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado), Paulo Melo (PMDB), e Cidinha Campos (PDT).

A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo também visitou o marido, antes de ela mesma ser presa, na última terça-feira (6). Como o documento de acesso ao sistema penitenciário não estava pronto, ela obteve autorização especial para ver Cabral. Adriana está presa em Bangu.

Por volta das 10h, Cabral, de camisa branca, abraçou o filho, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral (PMDB), que o visitava na cadeia, antes de entrar no carro da PF. Escoltado por outros dois veículos da Polícia Federal, ele seguiu para o Aeroporto Internacional do Galeão, de onde seguirá de avião para Curitiba.

Quando os carros da PF passaram no portão de saída do complexo, alguns manifestantes protestaram contra o ex-governador, que é acusado de cobrar propina de obras públicas e suspeito de lavar dinheiro com compra de centenas de joias em grifes de luxo.

Cabral estava detido na Cadeia Pública Pedrolino de Oliveira, conhecida como Bangu 8. Coincidentemente, a unidade foi inaugurada por ele em 2008, no seu segundo ano como governador do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos