Temer tem maior reprovação no Nordeste e Sul aprova mais governo; diz Ibope

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Divulgação

    Temer foi ao Nordeste pela primeira vez na semana passada, em Pernambuco

    Temer foi ao Nordeste pela primeira vez na semana passada, em Pernambuco

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (16) aponta que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) tem maior percentual de rejeição nos Estados da região Nordeste do país, onde atinge 57% de respostas ruim ou péssimo para a pergunta sobre a avaliação do governo.

A média no país para a avaliação ruim/péssimo do governo foi de 46%, um crescimento acima da margem de erro de dois pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada em outubro, quando o governo atingiu reprovação de 39%.

No Nordeste, apenas 9% consideram o governo ótimo ou bom, ante 13% da média nacional.

A região Sul é onde a aprovação ao governo alcançou o melhor índice: 20% consideram o governo ótimo ou bom.

Avaliação negativa cresceu nas classes de maior renda e escolaridade

A reprovação ao governo, com avaliações ruim ou péssimo, ficou em 46% na região Sudeste, 40% na região Sul e 39% nas regiões Norte e Centro-Oeste (a pesquisa unifica as estatísticas das duas regiões).

Os índices de aprovação do governo nas outras regiões são de 12% de ótimo/bom na região Sudeste e de 13% nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Temer só fez até o momento uma viagem ao Nordeste, já realizada mais de 100 dias após ele ser efetivado no cargo. O presidente visitou obras da transposição do rio São Francisco.

O presidente já visitou Estados da região Sul ao menos duas vezes. Em junho, quando ainda ocupava o cargo interinamente, Temer participou da inauguração de uma fábrica no interior do Paraná e, este mês, foi à Santa Catarina para o velório das vítimas do acidente aéreo com o time da Chapecoense.

O gerente executivo de pesquisa e competitividade do CNI, Renato da Fonseca, diz que a baixa popularidade de Temer na região pode ser em parte explicada pelos índices de aprovação dos governos do PT na região, o que pode levar a um consequente descontentamento com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos