No 1º fim de semana como prefeito, Doria 'vira' gari, pedreiro e ciclista

Do UOL, em São Paulo

  • Felipe Rau/Estadão Conteúdo

    Doria faz reparo em calçada no bairro do Itaim Paulista, na zona leste

    Doria faz reparo em calçada no bairro do Itaim Paulista, na zona leste

Além de prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) foi gari, pedreiro e ciclista em seu primeiro fim de semana no cargo.

Este domingo (8), Doria cumpriu agenda no Itaim Paulista, zona leste da cidade, para promover o Mutirão Mário Covas, voltado para a recuperação de calçadas. De capacete de pedreiro, o prefeito retirou entulho e cimentou guias.

"Cada ato que o prefeito participa tem um simbolismo. O significado disso é o exemplo, a atitude, a representatividade do prefeito estar aqui ajudando a fazer. A essência é o exemplo. Estamos dando referência para os secretários, para os servidores públicos e principalmente para a população", disse Doria.

Depois, o prefeito foi para a avenida Paulista, onde pedalou pela ciclovia e conversou com frequentadores do local, que fica fechado para veículos aos domingos.

Guilherme Stutz/Futura Press/Estadão Conteúdo
Doria pedala pela Avenida Paulista este domingo (8)

No sábado (7), na mesma Paulista, o prefeito voltou a se vestir de gari --como fez na segunda (2)-- como parte do programa Cidade Linda, voltado para a limpeza urbana. O prefeito foi tietado por moradores e até posou para fotos com a atriz Regina Duarte.

Danilo Verpa/Folhapress
Vestido de gari, Doria encontra Regina Duarte na Paulista

Polêmicas

A busca por um noticiário positivo para a primeira semana à frente da cidade não livrou Doria de polêmicas. Enquanto participava, no Morumbi, de uma blitz da Polícia Militar em que anunciou uma parceria entre a instituição e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), seu carro particular foi parado em local sinalizado como proibido parar e estacionar.

"Aqui não é local proibido. E se for, pode tirar imediatamente", disse. Depois disso, o automóvel --um Audi A8-- foi levado pelo motorista do prefeito para uma base da PM.

Na quinta (5), a Justiça de São Paulo mandou suspender a nomeação de Eduardo Odloak para a Subprefeitura da Sé, atendendo ação popular segundo a qual o subprefeito foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa. A Prefeitura disse que Odloak "não pode ser enquadrado como ficha suja" e informou que vai recorrer da decisão liminar.

Na segunda, Doria se vestiu de gari na região central da cidade para participar das ações do Cidade Linda. Mas, segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", a região visitada pelo prefeito passou por uma limpeza um dia antes. Questionado sobre isso, ele disse que a limpeza é "contínua".

Ao UOL, moradores de rua disseram que tiveram pertences, como roupas e cobertores, recolhidos pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) no dia de 'Doria gari'. A Prefeitura informou que a conduta dos guardas pode ser investigada.

Doria se veste de gari, tira foto e toma café em SP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos