Topo

Crivella nomeia bispo da Igreja Universal como presidente do Procon-Carioca

Jorge Braz (1º à dir) e Marcelo Crivella (centro) participam de culto em Assembleia de Deus, no Rio - Reprodução/Facebook
Jorge Braz (1º à dir) e Marcelo Crivella (centro) participam de culto em Assembleia de Deus, no Rio Imagem: Reprodução/Facebook

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 12h30Atualizada em 12/01/2017 16h31

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Jorge Braz de Oliveira (PRB) foi nomeado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), nesta quarta-feira (11) para ser o novo presidente do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon-Carioca. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do município. Ele substitui Solange Amaral.

Mineiro natural de Palma, Braz teve três mandatos como vereador. O primeiro teve início em 2001, e o último terminou em 2016. Ele chegou a se candidatar à reeleição, mas renunciou à candidatura.

Nos 12 anos em que fez parte do Legislativo carioca, teve participação em 15 projetos de lei, sendo oito de autoria própria. Desses oito, quatro eram relacionados a temas religiosos, como a inclusão do Dia do Obreiro Evangélico, do Dia dos Grupos de Jovens Evangélicos no calendário oficial do município; o que homenageia um dos fundadores da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Renato Maduro, com o nome de uma rua na capital fluminense; e o que autoriza o acesso de religiosos em hospitais da rede pública ou privada para prestarem assistência religiosa aos pacientes.

Apenas um deles tem relação direta com consumidores: o que obriga o fornecimento gratuito de café após as refeições em bares, restaurantes e estabelecimentos similares.

Braz é formado em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo e cursou física na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mas não chegou a terminar a graduação. Possui formação em Estudos de Política e Estratégica pela Adesg (Associação de Diplomatas da Escola Superior de Guerra) e na década de 1990 foi apresentador de programas evangélicos na TV Record Goiás.

Tanto a sua página no Facebook quanto no Youtube, o ex-vereador aparece pregando em cultos da Igreja Universal e participando de eventos ao lado de Crivella.

O UOL entrou em contato com a assessoria do ex-vereador, mas foi informado que Braz não vai se pronunciar sobre sua nomeação para o novo cargo.