Por minutos não salvamos mulher, diz homem que ajudou no resgate de avião de Teori

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter/@Aeroagora

    Homens do Corpo de Bombeiros e voluntários tentaram evitar que avião que levava Teori Zavascki afundasse no mar

    Homens do Corpo de Bombeiros e voluntários tentaram evitar que avião que levava Teori Zavascki afundasse no mar

Assim que soube da queda do avião que levava o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, o empresário Elias Ramos Lima correu em direção ao local do incidente, próximo à Ilha Rasa, em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Ele conta que, quando chegou à praia, homens do Corpo de Bombeiros já estavam na água. Ele pegou um barco e foi até o ponto onde estava a aeronave. Segundo Lima, uma mulher pedia socorro.

"Eu vi a mão dela. Ela estava viva; batia na janela do avião", lembra Lima, que tem uma pousada e um restaurante na ilha, que ficam próximos ao lugar da queda.

"Abrimos um buraco na fuselagem [do avião] e passamos uma mangueira de oxigênio, mas ela não respondeu mais. Por dois minutos não salvamos ela", lamenta.

Queda do avião

O avião de pequeno porte caiu no mar por volta das 13h30 desta quinta-feira (19). Chovia na região no momento do incidente.

A aeronave tinha saído do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, em direção a Paraty, com quatro pessoas a bordo, entre elas Teori Zavascki. Também estavam no avião o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do hotel de luxo Emiliano, o piloto Osmar Rodrigues e uma mulher que ainda não foi identificada -- provavelmente a mulher vista por Elias Lima. 

A morte do ministro do STF foi confirmada pelas redes sociais, pelo seu filho Francisco Zavascki. "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!", postou ele no Facebook. 

Facebook
 

Teori Zavascki tinha 68 anos de idade. Nascido em Faxinal dos Guedes (SC), ele foi ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entre 2003 e 2012. Em novembro de 2012, Teori tomou posse como ministro do STF após a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Teori era o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF e iria, agora em fevereiro, homologar as delações premiadas de 77 empresários e funcionários da empreiteira Odebrecht, nas quais são citados centenas de políticos.

Teori Zavascki morre em acidente aéreo em Paraty

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos