Topo

Teori era um juiz primoroso e fará muita falta ao país, diz Joaquim Barbosa

Ex-ministro do STF Joaquim Barbosa - Carlos Humberto/SCO/STF
Ex-ministro do STF Joaquim Barbosa Imagem: Carlos Humberto/SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 01h03

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa manifestou na noite desta quinta-feira (19), nas redes sociais, seu pesar pela morte de Teori Zavascki. "Estou chocado e muito triste com a trágica morte do nosso querido Teori Zavascki", disse.

Ele ofereceu condolências à família e lembrou que Teori ascendeu ao Supremo em seu mandato como presidente. "Empossei-o no finalzinho de 2012."

Sobre seu trabalho como magistrado e relator da Operação Lava Jato, Barbosa ressaltou que "era um juiz primoroso sobre o qual repousavam, nesse delicado momento por que passa o país, enormes responsabilidades". 

"Eu tinha grande admiração pelo trabalho que o Teori vinha realizando no Supremo. Fará muita falta ao país, sem dúvida", finalizou.

Teori tinha 68 anos de idade. Ele morreu após a queda de uma aeronave em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A informação da morte foi confirmada pelo seu filho Francisco Zavascki.

O que se sabe sobre o acidente

Os bombeiros disseram que chovia muito no local do acidente e que tinham conseguido visualizar três vítimas presas no avião, que se encontrava submerso, sem identificá-las.

Teori Zavascki morre em acidente aéreo em Paraty

UOL Notícias

Segundo a assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira), o avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h (horário de Brasília). De acordo com funcionários do aeroporto de Paraty, a aeronave caiu no mar por volta das 13h30, momento em que chovia na região.

Nem a FAB nem os Bombeiros informaram sobre quantas pessoas estavam a bordo e sobre o estado de saúde das mesmas.

Segundo informações disponíveis no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.

De acordo com a FAB, uma equipe do Seripa-3 (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está a caminho de Paraty para iniciar a investigação sobre o acidente.

Segundo a Marinha, 50 militares e três embarcações estavam envolvidos nas buscas, além da equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e de barcos pesqueiros.

Lava Jato

Teori Zavascki tinha 68 anos de idade. Nascido em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, ele se formou em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1972. Teori foi ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entre 2003 e 2012. Em novembro de 2012, ele tomou posse como ministro do STF após a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Teori era o relator da Lava Jato no Supremo e estava prevista para fevereiro a homologação dos acordos de delação da Odebrecht.

Investigadores da Lava Jato trabalhavam com a previsão de que todo o conteúdo das 77 delações da empreiteira Odebrecht, considerada a maior delação do esquema, seja tornado público na primeira quinzena de fevereiro. A expectativa de investigadores era de que o ministro retirasse o sigilo dos cerca de 900 depoimentos tão logo as delações sejam homologadas. Isso estava previsto para ocorrer após o fim do recesso do Judiciário, nos primeiros dias de fevereiro.