"É uma perda para a nação", afirma Dias Toffoli sobre morte de Teori

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

  • Fellipe Sampaio/SCO/STF

    Toffoli classifica morte de Teori como "grande perda para a nação"

    Toffoli classifica morte de Teori como "grande perda para a nação"

O atual vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli esteve presente no velório do ministro Teori Zavascki, neste sábado (21), que acontece na sede do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre.
 
Visivelmente emocionado, Toffoli falou à imprensa e ressaltou o que chamou de "perda para a nação".

"É uma perda para a nação brasileira, para o Poder Judiciário e para o STF. A serenidade do ministro Teori Zavascki, a simplicidade dele, a humildade dele marcarão para sempre a Justiça brasileira. Para nós, que tivemos a oportunidade de desfrutar da amizade pessoal com Sua Excelência, é uma perda pessoal que nos abala. Estamos ainda sofrendo muito com essa passagem. Eu não poderia deixar de vir aqui dar um beijo nesse grande amigo."
 
Questionado por um repórter ter sobre o futuro da relatoria da Lava Jato, o ministro foi incisivo: "Não é o momento de falarmos sobre isso".

O acesso ao plenário onde está sendo realizado o velório do ministro foi bloqueado para jornalistas e fotógrafos. O caixão está fechado e coberto por uma bandeira do Brasil. Há uma fila bem grande para acessar a sala e o esquema de segurança está rigoroso, inclusive com detecto de metais.

Discrição

Mais cedo, na entrada do auditório em que o corpo de Teori é velado, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado Ibsen Pinheiro, falou da antiga amizade que tinha com o ministro.

"Participamos por anos da mesma confraria. Pelo menos uma vez por mês nos reuníamos para falar da vida, de futebol. Quando me dizem que ele era uma juiz discreto --o pior é que ele fazia isso sem esforço. O natural dele era uma figura discreta, sóbria. A perda é pessoal para os familiares e os amigos, mas quem perde é o país."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos