Operação Lava Jato

Velório de Zavascki mobiliza forte esquema de segurança em Porto Alegre

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

  • Itamar Aguiar/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo

    Corpo de Teori Zavascki chega a sede do TRF4, em Porto Alegre

    Corpo de Teori Zavascki chega a sede do TRF4, em Porto Alegre

Um forte esquema de segurança foi montado em frente à sede do TRF-4, no Centro de Porto Alegre, para o funeral do ministro Teori Zavascki, morto na tarde de quinta-feira (19) num acidente aéreo em Paraty (RJ). A família não permitiu o ingresso de jornalistas no plenário do Tribunal, onde está sendo realizado o velório.

O corpo de Zavascki chegou a Porto Alegre por volta das 7h30. O esquife desembarcou na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, e foi recepcionado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Desde a noite de sexta-feira (20) a ministra está em Porto Alegre, junto da família de Zavascki.

O presidente Michel Temer deve chegar ao local do velório por volta de 13h. O presidente será recebido na Base Aérea pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). Outras autoridades devem prestar homenagens a Zavascki, como o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e os ministros do STF Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

Rodrigo Souza/Futura Press/Estadão Conteúdo
Cortejo acompanha chegada do corpo do ministro do STF, Teori Zavascki
Também são esperados o ministro José Serra, das Relações Exteriores, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O juiz Sérgio Moro confirmou que irá prestigiar homenagens a Zavascki.

A ex-presidente Dilma Rousseff, que indicou Zavascki para o STF, não vai participar da cerimônia porque está em viagem pela Espanha.

Do lado de fora, soldados da Brigada Militar e da Polícia do Exército fazem a segurança do local. O corpo de Zavascki será enterrado a partir das 18h, em cerimônia restrita à família, no cemitério Jardim da Paz, zona leste de Porto Alegre.

Múltiplas lesões mataram Teori Zavascki, diz laudo do IML

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos