Jovair Arantes diz em discurso que defenderá os deputados de ataques à Câmara

Nathan Lopes

Do UOL, em Brasília*

  • Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

    Jovair Arantes (PTB-GO) discursa durante sessão de eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados

    Jovair Arantes (PTB-GO) discursa durante sessão de eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados

Líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO) foi o primeiro candidato a se registrar para concorrer à presidência da Casa. Em seu discurso nesta quinta-feira (2), antes da eleição, ele frisou a necessidade "defender os deputados" e a Casa. "A instituição mais democrática da República precisa ser protegida e preservada", afirmou.

Segundo ele, em 2016 a Câmara participou de diversas votações polêmicas e foi muito atacada pela sociedade, não sendo defendida como deveria pela presidência da Casa. "Todos nós em algum momento fomos injustiçados. Quem tinha autoridade de defender a Casa se calou. Atacou um deputado, atacou a Câmara, mexeu comigo!", afirmou.

"A presidente do STF [Supremo Tribunal Federal], Cármen Lúcia, disse uma vez que quem desacatar ou agredir um juiz está desacatando a ela. Aqui também vamos fazer a mesma coisa", concluiu.

Se eleito, ele prometeu fazer um "rodízio rigoroso" entre os deputados nas relatorias e na presidência da Câmara e, assim como Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro, criticou a interferência dos outros Poderes no Legislativo. "A Câmara não pode ser tratada como um puxadinho do Executivo ou do Judiciário", afirmou.

"Boate"

O candidato disse também que a Câmara "não era boate" para funcionar à noite. Dentre as oito promessas feitas por ele, ele afirmou que os deputados só trabalharão até as 21h caso ele ganhe a eleição da Casa.

*Colaborou Paula Bianchi

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos