Topo

Marcelo Crivella é diagnosticado com tumor na próstata

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, 59 - Custodio Coimbra/ Ag. O Globo
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, 59 Imagem: Custodio Coimbra/ Ag. O Globo

Do UOL, no Rio

20/03/2017 12h41

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), descobriu que tem um "pequeno tumor" na próstata. O diagnóstico foi divulgado em nota enviada pela prefeitura nesta segunda-feira (20).

Segundo o comunicado, Crivella, que tem 59 anos, teve o tumor constatado em um exame de próstata e há "diversas opções de tratamento, não necessariamente cirúrgicos".

"Crivella está em perfeita saúde e trabalhando normalmente", conclui a nota. Na manhã desta segunda, ele se reuniu com secretários e gravou vídeo, postado em seu perfil no Facebook, dizendo que estava na prefeitura "para tocar os assuntos do Rio de Janeiro".

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo", que entrevistou o prefeito, Crivella recebeu o resultado de uma biópsia na semana passada, o qual identificava que o tumor tem dois milímetros.

O prefeito disse ao jornal que seu caso ainda não é de cirurgia e que, "por enquanto", vai se tratar com medicamentos. Ele afirmou ainda que uma cirurgia, caso necessária, "será coisa rápida", segundo seus médicos. "Uma cirurgia de 90 minutos. E dias depois eu já poderia estar de volta ao trabalho", declarou.

Câncer de próstata

O tumor na próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. No mundo, a doença também é o segundo câncer em incidência e o quinto em mortalidade nos homens.

De acordo com o Globocan 2012, são registrados 1,1 milhão de novos casos por ano de câncer de próstata e cerca de 300 mil mortes.

Diagnosticar a doença em fase inicial, caso de Crivella, possibilita que o tratamento tenha êxito em nove entre dez casos. Isso aliado a uma terapia individualizada com ênfase em redução de sequelas e complicações com o máximo de resultados. (Com Estadão Conteúdo)