Topo

Após vistoria, Justiça do Rio manda soltar mulher de Sérgio Cabral

7.dez.2016 - A ex-primeira dama do Estado do Rio Adriana Ancelmo aparece usando o mesmo uniforme que o seu marido, Sergio Cabral, na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, um das unidades do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu - Reprodução
7.dez.2016 - A ex-primeira dama do Estado do Rio Adriana Ancelmo aparece usando o mesmo uniforme que o seu marido, Sergio Cabral, na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, um das unidades do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu Imagem: Reprodução

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

29/03/2017 13h39

Juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio, concedeu alvará de soltura a Adriana Ancelmo, mulher de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio. Ela vai cumprir prisão domiciliar na residência da família, no Leblon, zona sul do Rio. 

O carro da Polícia Federal que vai transferir Ancelmo do complexo penitenciário de Bangu para o apartamento dela deixou a sede da PF por volta das 15h30. Uma oficial de Justiça acompanha os agentes em outro veículo. 

Acusada de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa pela força-tarefa da Lava Jato no Rio, Adriana está presa preventivamente desde 6 de dezembro. A suspeita é de que ela participava do esquema de corrupção liderado pelo marido Sérgio Cabral.

A decisão ocorre um dia após a Polícia Federal realizar uma vistoria no apartamento do casal.

A visita da PF durou um pouco mais de uma hora e serviu para garantir que Ancelmo não teria acesso a telefone fixo e celular, além de internet. A ex-primeira dama pode ser transferida para casa ainda nesta quarta-feira.

A prisão domiciliar

O juiz Bretas chegou a conceder o benefício de prisão domiciliar à Adriana, no dia 17 deste mês, com o argumento de que os dois filhos do casal, de 10 e 14 anos, não poderiam ser privados do convívio simultâneo do pai e da mãe, já que os dois estão presos em Bangu. Hoje, eles estão sob o cuidado do irmão mais velho, o deputado federal Marco Antônio Cabral (PMDB), filho de Sérgio Cabral com Susana Neves, sua primeira mulher.

Bretas exigiu, então, o cumprimento de pré-requisitos: que, em casa, Adriana não tivesse acesso a linha telefônica e internet. O apartamento da ex-primeira dama chegou a ser vistoriado, mas ela não foi liberada. O desembargador federal Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal, da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) suspendeu a liminar no último dia 20, porque, em sua opinião, o benefício da prisão domiciliar "criaria expectativas vãs para a própria acusada, que poderia vir a ser presa novamente, e para outras mulheres presas preventivamente, que não conseguem o mesmo direito", como afirmou em sua decisão.

Com a nova decisão, da ministra do STJ, a defesa de Adriana voltará a recorrer ao juiz Bretas, que decidirá se vai acatar a nova liminar e, se acatar, pode pedir nova vistoria no apartamento da família Cabral, no Leblon, na zona sul do Rio.

(Com informações do Estadão Conteúdo)