Topo

Gilmar Mendes diz que TSE pesará crise do país na decisão sobre cassar Temer

03.abr.2017 - Gilmar Mendes, ministro do STF e presidente do TSE, dá aula no IDP, em São Paulo - Jorge Araujo/Folhapress
03.abr.2017 - Gilmar Mendes, ministro do STF e presidente do TSE, dá aula no IDP, em São Paulo Imagem: Jorge Araujo/Folhapress

Daniela Garcia

Do UOL, em São Paulo*

03/04/2017 21h03Atualizada em 04/04/2017 08h09

Às vésperas do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o presidente da corte, Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (3) que as crises política e financeira do país serão levadas em conta na decisão que poderá cassar o mandato do presidente Michel Temer.

"É um julgamento complexo. E, certamente, o tribunal terá que fazer análise de toda ordem", disse em São Paulo, antes de iniciar uma aula inaugural na faculdade IDP (Instituto Direito Público). O magistrado é um dos proprietários da unidade educacional.

Sobre a possibilidade de algum ministro do TSE pedir vista do processo, Mendes afirmou que "se houver questões preliminares, não pode haver uma antecipação de voto". Ele também se recusou a fazer uma previsão de quanto tempo levará o julgamento.

"Questões preliminares", às quais Gilmar se refere, podem ser pedidos de vista dos ministros, para que possam analisar por mais tempo o processo, ou solicitações das defesas para que tenham mais tempo para se manifestar sobre o relatório já apresentado pelo ministro Herman Benjamin, o relator da ação no TSE.

"Em geral, o tribunal é muito cauteloso nessas questões. Veja que nós temos outros processos, mais dois processos de cassação de governadores, e os relatores que se debruçaram sobre o tema trouxeram seu voto, que é o caso do Tocantins, e é o caso do Amazonas e, em seguida houve pedido de vista", disse o ministro. "Certamente, todos se apressam. Em geral, não há pedido de vistas a perder de vista, mas nós estamos falando de um relatório de 1.086 páginas, de um processo de dezenas de milhares, estamos falando de um processo complexo".

Entenda o que está em julgamento no TSE

UOL Notícias

Questionado sobre outros temas, como as críticas que recebeu de juristas por sua relação de amizade com o presidente Michel Temer e a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que uma eleição indireta ocasionada pela eventual cassação de Temer traria mais "confusão ao país", Gilmar Mendes não quis responder. "Leiam a Constituição", disse apenas sobre a crítica de FHC.

O primeiro julgamento de uma chapa presidencial vai começar na manhã desta terça-feira (4). Caberá a sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinar se os então candidatos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) abusaram do poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014.

Como a petista já sofreu um processo de impeachment e perdeu o cargo no ano passado, a ação poderá levar à cassação de seu vice, tornar Dilma e Temer inelegíveis, ou poupá-los. Após a sentença, no entanto, as partes ainda poderão recorrer da decisão.

* Com informações da Agência Brasil